NOTÍCIAS

17 de out. de 2012

Descobrindo Bilbao por suas Pontes e Passarelas.



Bilbao na Espanha é uma cidade encantadora, é uma mistura de antigo e moderno. Hoje quero mostrar para vocês uma maneira diferente de conhecer essa cidade, "Descobrindo Bilbao por suas pontes e passarelas". Na primeira metade do século XX percebeu-se a necessidade de unir o centro histórico com os novos bairros que começavam a ser construídos nos terrenos de Deusto, Begoña e Abando, recém-anexados pelo município, o que levou à construção de diversas pontes sobre o rio Nervión. Estas pontes deviam ser desenhadas de forma a que não interrompessem o tráfego fluvial, fundamental para a atividade portuária que só posteriormente seria deslocada para jusante, o que obrigava a que fossem suficientemente altas para que deixassem passar as embarcações e a outra solução adotada também foi a construção de pontes levadiças. Com o passar dos tempos foram construídas novas pontes e passarelas modernas acompanhando o crescimento da cidade e que deram um charme todo especial! 


Ponte San Antón




Ponte Erriberako Zubia




Ponde de La Merced ou Ponto Del Arenal




Ponte Del Ayuntamiento (Prefeitura)

A Ponde del Ayuntamiento liga Abando ao bairro de Begoña. Ambas tem características similares e são obras de engenharia admiráveis. 



Passarela Zubi Zuri

Zubi Zuri é uma construção em arco de 10 metros acima do rio e 75 metros de comprimento. A estrutura baseia-se em um feixe tubular que descem de uma série de pilares que seguram a porta de ligação da plataforma de formação de vidro de quatro metros de largura. Esta estrutura dá um veleiro branco espetacular! Projetada pelo renomado arquiteto Santiago Calatrava em 2007.









Ponte Príncipes de España ou Ponte de La Salve


Conhecido como "Ponte La Salve", porque quando os barcos chegavam no porto de Bilbao ao longo do rio, na altura da ponte é o primeiro lugar que se avistava a Virgem de Begoña e  os marinheiros aclamavam "Salve". Próximo à ponte, na margem esquerda do rio, é o Museu Guggenheim de Bilbao. É também curioso para ver como o arquiteto queria integrar o museu, de certa forma, esta ponte, no mesmo edifício, para o efeito e, no lado esquerdo, como se vê do Champ de Volantín, uma torre com escadas de acesso Museu, que está localizado no lado direito. No final de 2006, confirmou-se o projeto de construção de um pórtico vermelho desenhado pelo artista francês Daniel Buren, que terminou o vencedor do concurso lançado pelo Museu Guggenheim Bilbao, na comemoração do décimo aniversário da galeria. A nova estrutura, já concluída, integrar ainda mais a ponte proposta para o museu, adotando as suas formas curvilíneas.







Passarela de Pedro Arrupe

A passarela Pedro Arrupe é radicalmente diferente. Projetado pelo engenheiro José Antonio Fernández Ordóñez, depois de sua morte, o trabalho foi concluído por seu filho Lorenzo. Esta é uma construção de três peças de aço, possui seis entradas e tem um comprimento de 140 metros e uma largura de seis metros. A estrutura é coberta com um revestimento de madeira Lapacho tratado para evitar o deslizamento e dispositivo de vibração.








Ponte de Deusto

A Ponte de Deusto é uma ponte levadiça e foi inaugurada em 1936, liga o bairro de Ensanche ao bairro de Deusto.

 





Ponte Euskalduna Zubia

A Ponte Euskalduna está na extremidade mais próxima do mar. O engenheiro Javier Manterola Navarro projetou um novo link para veículos e pedestres. Construída com uma estrutura de metal sólida, a ponte é de 250 m de comprimento e 27 de caminho, largo curvo e protegido na sua zona de peões, um dossel de largura. Foi inaugurado em 1997 e sua iluminação mais emblemática é uma torre de 45 metros de altura.










Nenhum comentário:

Postar um comentário