NOTÍCIAS

14 de mar. de 2012

Organizando Coleções.

Como organizar coleções? Selecionei alguns ambientes onde coleções são apresentadas de forma ordenada e incorporada à decoração. Então....mãos a obra!!!! rs

Assumir paredes repletas de obras de arte é uma alternativa para estar sempre em contato com a coleção. Neste apartamento no bairro dos Jardins, em São Paulo, o arquiteto David Bastos expôs parte da coleção de obras de seu cliente em todas as paredes de uma das salas. 

As duas guitarras, os dois violões e o bandolim do músico Edu Negrão não são exatamente uma coleção, mas instrumentos de trabalho.A solução foi pregar suportes específicos para instrumentos na parede da sala. Feito de melamina imitando madeira de demolição, o painel foi sugerido pela arquiteta Nara Grossi do escritório Gema Arquitetura.

Difícil encontrar uma solução para as coleções mais pessoais. A arquiteta Moema Wertheimersugere uma solução simples e prática: expor a coleção de óculos em ganchos, assim as peças ficam protegidas e acessíveis. 

Toda a arquitetura deste apartamento foi pensada para abrigar a enorme coleção de arte popular de seu proprietário. Aqui, uma das soluções desenhadas pelo escritório Santos & Santos para apresentar uma mostra de sua coleção do artesanato de Pernambucano. 

A solução para essa coleção de chapéus foi bem simples, basta pendurar na parede alguns ganchos e sobrepor cada chapéu...assim o ambiente ficou bem charmoso e despojado.

Reservar o corredor para expor a coleção de carrinhos do proprietário deste apartamento, no bairro paulistano do Itaim Bibi, foi a solução desenhada por Roberto Migotto. 

O arquiteto Henrique Steyer organizou a coleção de santos barrocos, que começou a ser formada na década de 1930 pela mãe de sua cliente, de forma bem inusitada, mesclando peças bem contemporâneas com as imagens sacras. 

Em vez de manter as pinhas espalhadas pelo apartamento, o escritório de arquitetura Santos & Santos desenhou uma estante especialmente para abrigar a coleção coloridíssima da cliente. 

Expositores feitos sob encomenda, de laca branca e com portas de acrílico, são a solução encontrada pela colecionadora de mulas mancas para expor os brinquedos repletos de memória afetiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário