NOTÍCIAS

27 de set. de 2011

Design italiano com Alberto Alessi.

Sem dúvida que este homem, Alberto Alessi, nascido na cidade italiana de Arona, em 1946, é um dos mais experientes do design em todo o mundo. Porque leva desde 1970 como chefe da empresa de design italiana Alessi. Veja abaixo uma entrevista exclusiva para a revista ¡Hola!



O design faz parte de nossas vidas, mas para que serve um bom design?

Para tornar as pessoas mais felizes e, ao mesmo tempo dar-lhes uma oportunidade de transição, ou seja, uma oportunidade para crescer e melhorar a sua percepção do mundo.
 

Até agora temos falado sobre a história do design italiano, mas para onde vai o design? Como será o design do futuro?
 
O panorama do design contemporâneo é certamente muito complexa e não é fácil dizer em que direção vai. Com relação a Alessi, focamos nossa busca a dois pólos: o "ético", entendida como a busca de uma nova modéstia, simplicidade e austeridade, em alguns casos, e a mudança entendimento "radical" como uma continuação, talvez uma aceleração na busca de formas altamente expressivas e decorativas, que de alguma forma, estão localizadas no topo das linhas. Parece razoável pensar que estas são as duas tendências mais interessantes para a década atual.
 

Você emcabeçou a Alessi em 1970. Ao longo dos anos o design tornou-se parte de nossas vidas. Como foi viver isso?

Eu nem percebi, no começo todo mundo ficou contra (os estabelecimentos de negócios, o mercado em si). Então eu continuei a trabalhar de cabeça baixa e derrepente, e em algum momento, alcancei um ponto e quando levantei a cabeça encontrei um mundo diferente....

Nestes mais de 40 anos como chefe da empresa, Alessi lançou vários projetos. O que você acha que é a mais emblemática da empresa?
 
É difícil citar apenas um objeto, uma vez que há muitas peças que os anos se tornaram representantes de nossa empresa e manter-se best-sellers como "9093", a chaleira com apito de pássaros em forma projetado por Michael Graves ", Anna G." saca-rolhas por Alessandro Mendini, "Juicy Salif" juicer por Philippe Starck...

É mais importante para o design italiano do que qualquer outro cidadão do mundo ocidental?
 
Eu acho que sim: aqui é mais difusa, normal, pelo menos em algum sentido, mais popular.

Você acabou de trabalhar com Marti Guixé. O que você acha do design espanhol? Estamos quase no italiano?
 
Acho que 20 anos atrás, o design espanhol ofereceu uma promessa de crescimento que hoje não têm mantido. Eu acho que a causa é a falta de empresas adequadas na Espanha para promover a missão do bom design.

Você acabou de estrear sua nova residência no Lago Orta. Eu entendo que você põe todo o cuidado amoroso em seus projetos. O que é essencial em uma casa para que se sinta "em casa"? rs

A calma, a sensação de segurança e alguma capacidade de excitação.

E para obter uma boa casa?
Escolhendo um bom construtor...

Qual é a sua parte favorita da casa nova?
A adega...

Veja alguns objetos de sua criação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário