NOTÍCIAS

29 de jun. de 2011

Exposição: Joaquim Tenreiro e Giuseppe Scapinelli.

Mostra de peças raras e inéditas na Artemobilia Galeria, em São Paulo, pretende traçar um paralelo entre os trabalhos dos designers.

Um nasceu em Portugal; o outro na Itália. Um foi pioneiro no design de móveis no Brasil, ao lado de Sergio Rodrigues e Zanine Caldas; outro, um arquiteto que teve seus trabalhos mantidos em anonimato por anos. Um preferia trabalhar com jacarandá; o outro, com caviúna. Um tinha personalidade séria, reservada; o outro era expansivo e adorava contar piadas. Estas são algumas das diferenças entre o marceneiro Joaquim Tenreiro e o arquiteto Giuseppe Scapinelli. Em exposição na Artemobilia Galeria, em São Paulo, móveis assinados por ambos mostram as principais diferenças – e também o que há de comum – entre os dois imigrantes que marcaram o design brasileiro.

Poltronas de caviúna, assinadas por Giuseppe Scapinelli em 1950

As cadeiras de jacarandá são do final dos anos 1950 e levam a assinatura de Joaquim Tenreiro

 Nascido em 1906, em Portugal, Joaquim Tenreiro foi um dos principais nomes do design de mobiliário no Brasil no século XX. Criador da poltrona Leve, também era pintor, desenhista e escultor. Produzidas artesanalmente e, portanto, em quantidade limitada, suas peças são admiradas e cobiçadas até hoje. A seriedade era uma característica forte em sua personalidade.

À esquerda, estante modular de Joaquim Tenreiro e, à direita, poltrona de caviúna de Scapinelli

 Por outro lado, o italiano Scapinelli, nascido em 1911, era extrovertido e tinha um dom, além daquele de criar móveis e projetar construções: contar piadas. Ao contrário de Tenreiro, Sergio Rodrigues e Zanine Caldas, o arquiteto, ceramista e pintor permaneceu no anonimato durante muitos anos, já que a primeira aparição de uma peça sua em exposição aconteceu somente em 2010, no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. “Felizmente, de alguns anos para cá, Scapinelli foi redescoberto e hoje é sinônimo de arrojamento, qualidade e sofisticação no móvel brasileiro dos anos 1950 e 1960", afirma Sergio Campos, proprietário da Artemobilia Galeria e curador da exposição.

Com peças raras e algumas até mesmo inéditas em exposições brasileiras, a mostra Joaquim Tenreiro e Giuseppe Scapinelli – Os imigrantes, o marceneiro e o arquiteto pretende ressaltar as diferenças e também as semelhanças entre os trabalhos dos dois europeus. “A verdade é que ambos ajudaram muito na transformação dos lares brasileiros em ambientes mais leves, arejados e alegres. E este legado influencia, ainda hoje, novas gerações de designers", completa Sergio. 

Joaquim Tenreiro e Giuseppe Scapinelli – Os imigrantes, o marceneiro e o arquiteto
Artemobilia Galeria
De 29 de junho a 12 de julho de 2011
Das 10h às 17h
Rua Cardeal Arcoverde, 470 – Pinheiros
São Paulo, SP
Mais informações: (11) 3791-9929 ou www.artemobilia.com.br.
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário