NOTÍCIAS

23 de nov. de 2010

O último romântico.

Depois de passar a vida retratando e capturando com seus guaches e aquarelas a alma e o espírito de casas e apartamentos de figuras conhecidas do smart-set para as mais sofisticadas revistas de estilo e decoração, chegou a vez de o desenhista e pintor americano Jeremiah Goodman - que completou 88 anos no último dia 23 -, ser, ele próprio, reconhecido e celebrado.  Considerado um dos maiores ilustradores de design de interiores, Goodman ganhou uma exposição na New York School of Interior Design (NYSID). Inaugurada em 19 de outubro, reúne 38 aquarelas, pinçadas entre as favoritas do artista, que retratam salas de jantar, livings e quartos de celebridades, como Greta Garbo, e importantes tastemakers do mundo da moda, como Carolina Herrera, Diana Vreeland, Edith Head e James Galanos.
Em cartaz até 20 de dezembro, Inspired Impressions: Interior Paintings by Jeremiah Goodman também apresenta 25 das já icônicas capas criadas para a revista Interior Design Magazine, entre 1952 e 1967.
Em atividade há ininterruptos 60 anos, Goodman seguiu as pegadas e a tradição dos grandes ilustradores europeus - como o russo Alexandre Serebriakoff, que nos anos 40 fazia as casas dos aristocratas, e do italiano Mario Praz, artista, crítico e autor de An Illustrated History of Interior Decoration - From Pompeii to Art Nouveau (publicado apenas em inglês pela Thames & Hudson). Sempre elegante, muitas vezes de gravatinha borboleta, Goodman acaba sempre encantando seus clientes que, no mais das vezes, dele se tornam amigos.
Nascido em Buffalo, no Estado de Nova York, em 1922, Goodman cresceu durante a Grande Depressão, quando aprendeu o sentido da ética e da seriedade. Aos 12 anos, já pintava aquarelas. Com afinco e prazer, desenhar passou a ser tarefa diária. Teve do pai, o açougueiro Louis, e da mãe, Anna, o estímulo para seguir carreira artística. Depois de cursar a Lafayette High School, mudou-se, aos 16 anos, para Nova York, onde cursou a Franklin School. Aos sábados, ávido por saber mais e melhor, assistia às aulas na Parsons, cultuada escola de arte. I
Veja algumas a aquarelas!

 

Um comentário: